terça-feira, maio 22, 2007

[b i o g r a f i a / h i s t o r i a l]

Criação e composição do Grupo

Criação oficial na Primavera de 1995 por estudantes na Universidade de Aveiro de origem Cabo-verdiana e Guineense com o objectivo de passar bons momentos compartilhando experiências musicais promovendo a cultura musical Cabo-verdiana em particular e Africana - África Lusófona - em geral. O grupo inicia-se oficialmente com participação no Sarau Académico da Semana do Enterro de 1995. A actuação contou com a apresentação de músicas tradicionais Cabo-verdianas e Guineense. A participação no Sarau Académico valeu-lhe convites para a participação em diversas actividades. O grupo vai na segunda formação, mantendo a estrura.


Estilo

O grupo tem na sua componente musical uma vertente urbana e actual do que é a música em Cabo Verde e na África lusófona, um estilo eléctrico englobando ritmos como o Funaná (interior rural Cabo-verdiano), Coladera (Cabo-verdiano) e Kizomba, termo lusófono para um ritmo baseado no Zouk (oriundo das Antilhas) que desde dos finais dos anos 80s vem sendo explorado por artistas populares da África lusófona.


Percurso

No seu percurso o grupo conta com a participação em muitos eventos onde se realçam convites para participação na semana Académica do Enterro do ano em 1998 num concerto com os DaWeasel, participação no Festival Zeca Afonso em Coimbra num espectáculo com Tito Paris no Jardim da Sereia, evento este que teve a participação dos melhores grupos e artistas Portugueses tais como Xutos e Pontapés com a orquestra Filarmonia das Beiras, Os Madredeus, Sérgio Godinho etc. Mais recentemente o grupo tem actuado em algumas das danceterias mais frequentadas da zona de Aveiro, no festival Tasquinhas de Ílhavo 2005 e bares com tradição musical, nas festas dos concelhos de Santa Combadão(2009), Viana do castelo(2009) e Fafe( 2010).

Sem comentários: